domingo, 28 de março de 2010

Os 15 que mudaram minha vida, parte II

Olá a todos. Em nenhum momento quis fazer um 15 Cd's para ouvir antes de morrer, até porque acho ser obrigação que se escute apenas os 15 discos da lista. E sim quer use eles para correr atrás da banda, e de músicas parecidas, esta é a principal meta destes posts. O único limite para a mente humana é a própria mente, e quero que os leitores aproveitem ao máximo.

Número 8: Brothers in Arms, Dire Straits, 1985. Para se entender o que este album significa apra mim, a pessoa tem de entender o significado do Knopfler para mim. Um dia, numa noite, olho no Pub onde eu tinha ido uma foto do Knopfler, e fico apenas observando. Não é algo explicável em palvras, é apenas uma certa sintonia, enfim. Seja com o saxofone em Your Latest, seja a ironia de Money for Nothing, ou apenas a música título o album, Dire Straits é uma daquelas bandas que uma pessoa marcam ela, e esta pessoa é muito foda.



Número 7: Back In Black, ACϟDC, 1981. O ACϟDC é uma das bandas que não tem jeito de se comparar com nenhuma outrado Rock. Seu Cd máximo, Back In Block, talvez foi um dos mais chatos que achei para comprar, considerando o fato de ser um LP relativamente famoso. Enfim. Os sinos de Hells Bells, seja a guitarra do Young em todas as músicas, e a afirmação que Rock 'N Roll não é poluição sonora, façam deste LP o máximo. Divertido Rock 'N Roll, lembraças de um tempo que a música já foi excelente. E me arrependo até hoje de ter feito meu vestibular ao invés de ter ido vê-los.



Número 6: The Works, Queen, 1984. São raras as bandas que tinham uma presença de palco gigantesca com a do Mercury. Ou melhor, não existe ninguém que chegasse aos pés dele no palco. O show deles no Wembley no ano de 1986 foi algo no mínimo fantástico, mas como eu prometi não usar albuns ao Vivo, ficamos com este, um LP de 1984, com a música Radio Ga Ga, que para mim é uma das melhores músicas do Queen. Ao contrário do que muitos acham, musicalmente falando, o trabalho de composição do Queen era dividido entre os quatro, apesar do maior destaque do Mercury como vocalista. Hammer to Fall e a lendário I Want to Break Free, com uma das melhores perfomances que conheço do Mercury, são outros dois exemplos deste maravilhoso album.
Número 5: Let It Be, Beatles, 1970. Nenhuma banda vai fazer o mesmo sucesso que o Beatles fez na época, facto. Este, seu último LP, talvez traga uma amostra do que foram os Beatles, com Across The Universe, Get Back, The Long and Winding Road, e outras. Mesmo não sendo "a banda" para mim, e muitas vezes concordar com com o daltrey, que diz que os Beatles foram a maior banda Pop de todas, não há como negar ou rejeitar isto. Alguns se perguntam como eu esqueci de mencionar Let It Be, mas enfim não esqueci. Lembro de suas frases, e digo, que, com palvras de sabedoria, deixa a vidar passar, e ignore as adversidades...

Número 4: Highway 61 Revisted, Bob Dylan, 1965. Um deus. Não existe outra palavra para incluir o Dylan. Uma voz meia boca, um violão e sua gaita, apenas isto, fez de um homem o maior música americano de todos os tempos. Escolher um Cd dele foi difícil demais, mas enfim, era minha função. Talvez sejam poucas as músicas que marcaram tanto como Like a Rollin' Stone. Isto sem falar de outras músicas como a homônima ao álbum, e Tombstone Blues. A gaita dele sempre é marcante e magnífica, característica marcante do nosso companheiro de Minessota. Sobre a lendária Like a Rollin' Stones, a ravista Rolling Stones a elegeu a melhor música de todos os tempos. E quem sou eu para argumentar contra? Como eu sinto com isso? A complete unknown, like a rollin' stone...♫
Número 3: Tommy, The Who, 1969. Tommy can you hear me? Não há muito a se falar num pequeno resumo sobre. Garoto que fica cego surdo e mudo após trauma de infância, sofre com a "Acid Queen", com seu "Cousin Kevin" e com seu Tio Ernie, que vira o "Pinball Wizard", que cria o "Tommy's Holiday Camp", enfim. Uma ópera Rock, linda, maravilhosa. Poucas bandas teriam capacidade de fazer algo parecido, de montar um album do tipo. O que faz o The Who ser tão fodaa ponto de fazer coisas do Tipo? Talvez o fato deles nunca terem sidos pops como aqueles quatro garotos de Liverpool? Não vem ao caso. Sintam-se sendo oTommy, sintam-se na música, sintam-se apenas flutuando. Apenas isto que falo.
Número 2: V, Legião Urbana, 1991. São poucas as bandas que me influenciaram tanto como a Legião. Escolher este Cd foi difícil. Mas o tom pessimista dele me marca muito. Ele foi feito logo após o Manfredini Jr descobrir ser aidético, logo fez um Cd carregado. Não posso escutar Vento no Litoral sem me emocionar. Não posso ouvir A Montanha Mágica sem refletir, e tantas outras. Músicas instrumentais, em português arcaico, melódicas, pesadas, tristes, o melhor CD deles, na minha singela opinião. Urban Legio Omnia Vincit , enfim. Não há palavra para descrever o que eles são para mim, e o que eles sempre serão. Sem eles eu seria um cavaleiro sem sela e sem espada, sem castelo e sem minha princesa.
Número 1: The Wall, Pink Floyd, 1979. Não vou alongar aqui no grande campeão. Até por que posso estar esperando os vermes chegarem, enfim. E se a parede for tão alta como podemos ver? Este album talvez seja um dos que mais marcaram a história, e me marcou. Sejam as crianças, seja a guitarra, seja as músicas, seja a ópera que se desenrola, sejam as animações, seja tudo. The Wall é o máximo do Pink Floyd, maior banda de todos os tempos. Gilmour, Waters, Wright, Mason, e outrora o Barret, gênios, no mínimo. Não há como negar a influencia deste disco na história do mundo. O autoritarismo, drogas, alucinações, enfim, tudo num album só. Lindo, lindo demais, não sei como descreve-lo. Merecidamente o primeiro.

É impossivel resumir tantas bandas e músicas en dois posts, sério. Se eu fosse descrever a fina cada um dos que coloquei aqui, levaria o resto da minha vida e mais 6 meses 5 anos ao todo. menções especias as seguintes bandas: Led Zeppelin, Nirvana, Scorpions, Hendrix, The Doors, Frank Sinatra, Pet Shop Boys, e tantas outras que mereciam estar na liista, mas pelo menos receberam uma menção honrosa.


Uma frase para encerrar apenas. The Show Must go On...
LMN, Droog's Sentence:"O Homem não é senhor na sua própria casa"

2 comentários:

The Extreme disse...

Cara todas as bandas q vc citou merecem meu respeito, e especialmente AC/DC, Ramones, The Who e Pink Floyd eu tenho q admitir q sao bandas excelentes nos seus estilos!

Eliza disse...

Muito boa sua listinha, Mímic.
Mas Legião não rola. haeiuheahiuea =P